Como eu ia dizendo naquele outro post, tivemos nossos benefícios. Em nenhum momento disse que essa viagem foi perdida. Só queria que tivesse sido mais de acordo com o que pensávamos!
Para citar uma coisa boa: materiais. De fotos a lembrancinhas, passando por cupons e folhetos dos lugares que visitamos, tudo super bem feito, e que serve como base (o nosso "content") para aulas mais dinâmicas e realistas. Hoje mesmo já usei algumas fotos para "conquistar" uma turma difícil, que não se conformava em não estudar com uma outra professora e ameaçava se "amotinar"... em cinquenta minutos, apaixonaram-se pela "Jayhawk Baixadeira", hehehe... é claro que isso foi no curso de línguas; ainda não sei qual vai ser a reação na escola pública mesmo, principalmente depois de um mês sem dar as caras, já que nos deram os dias de férias que passamos fora. É bem capaz de me ignorarem ou perguntarem: "ah, professora, porque você não ficou por lá? Tava tão bom sair mais cedo/entrar mais tarde/ficar de bobeira no pátio!!!"
Outra coisa boa: por mais que o curso em si tenha sido um fiasco, a experiência de estar em outro país, com pessoas falando naturalmente o inglês bem à sua volta é singular. E testar seu nível de interação com um falante nativo é uma massagem no ego, a depender do quanto o seu interlocutor vai te compreender. Sim, é relativamente fácil para brasileiros entenderem um americano "culto", mesmo que seu nível não esteja muito bom. Difícil mesmo é se fazer entender, por melhor pronúncia que tenhamos, simplesmente porque a questão não é a pronúncia. Mas isso não é assunto pra hoje. Nem pra cá, meus queridos... se querem saber mais, inscrevam-se no programa e vão lá descobrir, ora!!
A experiência foi mesmo bastante interessante, do ponto de vista, digamos, "antropológico". Mas foi sofrida pra dedéu. Ainda estamos colhendo os frutos amargos dessa aventura meio louca. Pelo menos foi um pouco mais proveitosa que a última empreitada à la "Big Brother" que tentei. É, pode falar, sou meio pirada mesmo...
Marradas "Pattern B" (Essa é piada interna. Valeu gente!!!)
